Governador visita Brumado e inaugura SAC e SAMU 192

A visita do governador em Brumado no último dia 01 de julho ficará registrada na história como um dos mais importantes fatos ocorridos no município, em virtude da inauguração de duas obras importantes e muito esperada por toda a população.

O prefeito Eduardo Vasconcelos e a vice Ilka Abreu juntamente com uma comitiva composta por vereadores, secretários municipais, lideranças políticas e populares recebeu o governador no aeroporto Sócrates Marianne Bittencourt se dirigindo para o SAMU 192.

A chegada foi em clima de festa e o governador demonstrando muita satisfação conversou com populares e atendeu a diversos pedidos de fotos, agradecendo a todos pela afetividade. Passando para a formalidade iniciou sua visitação nas instalações do SAMU 192 fazendo alguns questionamentos à equipe de trabalho. Parabenizou o prefeito Eduardo pela excelente estrutura e sua equipe de trabalho, em especial a da Secretaria Municipal de Saúde, que esteve à frente de todo o processo de conquista deste importante serviço para o Município.

O SAMU 192 de Brumado é o primeiro a ser regional e será responsável pela regulação de mais 20 municípios que compõem a microrregião, sendo que dezessete municípios foram beneficiados com ambulâncias de suporte básico e quatro com ambulâncias de suporte básicos e avançado (Brumado, Paramirim, Macaúbas e Livramento de Nossa Senhora).

O serviço 192 de cada um dos municípios realizará a prestação de socorro de emergência e urgência encaminhando os pacientes para os hospitais de referência, sendo desta forma de suma importância a conscientização de toda a população para que só acionem o serviço em caso de necessidade, pois um trote pode representar a perda de uma vida.

Dando prosseguimento à agenda o governador se dirigiu para o SAC, localizado no Shopping Ápio quando realizou a inauguração de uma das obras mais solicitadas pelo gestor Eduardo Vasconcelos, que sempre salientou a importância da existência do SAC – Serviço de Atendimento ao Cidadão em Brumado para facilitar a vida de todos os cidadãos que necessitam de documentos essenciais como Carteira de Identidade, Trabalho, Antecedentes Criminais, CPF.

O SAC de Brumado funcionará no horário das 08 às 14h00 de segunda a sexta-feira e deverá atender à população dos municípios vizinhos, que anteriormente tinham que se dirigir a Vitória da Conquista.

Após a inauguração o governador acompanhado do prefeito se dirigiu para a parte externa do SAC, quando foram recebidos por centenas de populares e realizaram pronunciamentos importantes.

O primeiro a falar foi o gestor Eduardo Vasconcelos que ressaltou a importância da visita do governador para realização da inauguração de duas importantes obras para o Município, marcando o início de uma nova realidade. “Agradecemos ao governador por estar aqui em nossa cidade para a realização da inauguração de duas obras tão importantes para nossa população e para toda região. O SAMU 192 que já vem sendo almejado há muito tempo e que vem beneficiar não só a nossa cidade, mas também a mais vinte municípios da microrregião e o SAC que proporcionará a todos o direito de cidadania, já que poderão adquirir seus documentos.”

Continuando seu pronunciamento o prefeito Eduardo Vasconcelos salientou que gostaria de estar só agradecendo ao governador Jaques Wagner, mas infelizmente teria que realizar um pedido relacionado ao grave problema de desabastecimento da zona rural em virtude da estiagem. “A população da zona rural está sofrendo com a falta de chuvas, que neste ano poderá chegar a dez meses, caracterizando um dos piores anos. Nossa população desabastecida já alcança um número de dez mil pessoas e o trabalho de abastecimento através de caminhões pipas que era realizado pelo Exercito foi suspenso. Fato que somos levados a acreditar que tenha sido uma ação política de pessoas relacionadas com o Ministério da Integração Nacional. Infelizmente ao tentarem prejudicar nossa gestão afetaram diretamente o home do campo, que já têm uma vida tão sofrida”.

O prefeito concluiu seu discurso salientando a importância da parceria com o governador que tem beneficiado o Município com a conclusão de várias obras e a certeza de realização de novas outras. “A política é como um rio que sempre traz novas águas”.

O governador iniciou seu discurso salientando a seriedade e o comprometimento do prefeito com toda a população e parabenizando pelas duas obras. “Brumado entra em uma nova fase de realizações, tendo no prefeito Eduardo uma pessoa séria e comprometida com sua gestão, não medindo esforços para trazer benefícios para o Município. Ficamos muito satisfeito com as duas excelentes estruturas das obras que estamos inaugurando hoje. Brumado com certeza é um município promissor.”

Dando sequência ao seu pronunciamento o governador falou sobre a solicitação do prefeito com relação ao desabastecimento da zona rural. “Meu sonho é acabar com as latas de água na cabeça e com os carros pipas, mas infelizmente ainda não podemos e desta forma estou aqui me comprometendo em disponibilizar o valor de 250 mil reais para a contratação de caminhões-pipas para distribuição na zona rural até o mês de outubro, quando está previsto o início das chuvas e com relação à ação política que teria a intenção de prejudicar a atual gestão declarou que preferia não acreditar numa atitude de tamanha mesquinhez.

Ainda garantiu que autorizará a liberação de cinco milhões de reais para complementação da Barragem de Cristalândia, que proporcionará a realização de um sistema de distribuição de água para as sedes dos distritos, minimizando a falta de água na zona rural.

O governador ao falar sobre segurança deu uma verdadeira aula de cidadania e salientou a importância do retorno de valores que estão sendo esquecidos pela sociedade, como por exemplo, a estrutura da família e a valorização da escola, base de toda boa educação.

Finalizou seu discurso comentando sobre a FIOL – Ferrovia Oeste-Leste e sobre a importância para Brumado, que terá um ponto de transbordo e também uma unidade administrativa, aquecendo a economia do município e promovendo a geração de emprego. “Brumado está de parabéns”, concluiu o Governador.