Uma tradição de 30 anos sofreu um duro golpe neste final de semana, que acabou se tornando um caso de polícia.

Realmente a cultura em Brumado anda na contra-mão dos avanços obtidos na Educação Municipal, que estes dias teve os índices do IDEB elevados de 4.2 para 4.9, mas, em contrapartida, a cultura está sendo avaliada da pior forma possível, tanto que alguns atribuem a nota zero para o quesito.

Brumado era uma cidade de forte tradição cultural, mas, agora, se vê diante do fim do Carnaval, que era considerado um dos melhores do interior da Bahia; do fim do Festival de Reisado, que tinha uma característica marcante de integração da cultura centenário do reisado; do fim do Festival de Música Popular, que revelou grandes talentos de nossa música; do fim do tradicional das festas juninas em vários bairros, distritos, vilas e povoados e, por fim, de várias festas tradicionais que sempre aconteceram com o apoio indispensável da Prefeitura de Brumado, já que, com recursos próprios fica praticamente impossível a realização das mesmas.

Agora um fato, que ganhou a mídia brumadense, veio corroborar para que os críticos viessem a disparar severas críticas, principalmente, contra a secretária municipal, professora Acácia Gondim Ribeiro, que já, comprovadamente vem tendo uma postura altamente contra a cultura e o esporte, os quais estão realmente em processo de inanição e sucumbem aos olhares insensíveis da secretária.

A quadrilha da Vila Presidente Vargas, tem uma tradição de décadas e seria realizada na quadra da Escola Municipal Sá Teles neste final de semana, mas, por uma ação da Polícia Militar, que foi solicitada pela Administração Municipal, o evento teve que ser cancelado, o que causou um grande constrangimento nos participantes e organizadores, que se retiraram passivamente do local, sem que fosse necessária uma ação mais enérgica por parte dos policiais.

A alegação era de que a quadra seria danificada com a realização do evento, mas isso pode ser desmentido pelas fotos obtidas pela nossa equipe, onde mostra a quadra em avançado estado de deterioração. (Veja fotos).

O assunto também foi muito discutido na última a sessão da Câmara de Vereadores, onde o líder da bancada pmdbista, vereador José Ribeiro Neves citou que “Brumado chegou ao caos cultural, pois aonde já se viu uma tradição de trinta anos ser interrompida pela polícia, a qual foi requisitada pela Administração Municipal, que alegou que a quadra não poderia ser utilizada para o evento, para não estragar sua estrutura”, iniciou.

O vereador ainda cita que “tive acesso as fotos do atual estado da quadra poliesportiva da Vila Presidente Vargas, a qual é a pior possível, então não podemos aceitar uma alegação sem fundamento como essa, realmente a questão parece perseguição política à comunidade, que já realiza a festa há tantos anos e agora teve que amargar esse fato lastimável que acabou virando caso de polícia”.

O parlamentar, que também é membro da Academia de Letras e Artes de Brumado, lamenta o fato e reitera que “a cultura em Brumado está na UTI e parece que está indo mesmo para o cemitério, pois ações como essa vem comprovar que não existe o mínimo empenho da administração municipal em contribuir para que haja uma reversão dessa triste situação. As nossas principais festas acabaram e foram parar nos desertos do esquecimento e o prefeito Eduardo Vasconcelos ainda se diz amante da cultura, - tanto que também é membro da Alab -, esse é outro grande contra-senso dessa atual administração arbitrária e insensível”.

No final da sessão o presidente do Legislativo, vereador Aguiberto Lima Dias (DEM) também comentou o ocorrido. “Eu sempre contribui para aquele importante evento cultural. Mandamos o ofício e a quadra estava autorizada, mas, na hora, a polícia chegou apresentando outro ofício proibindo o uso do espaço dizendo que a quadra poderia sofrer estragos em sua estrutura. Lamento esse fato de falta de comunicação, pois centenas de pessoas da Vila Presidente Vargas acabaram sendo prejudicas, já que a quadrilha não foi realizada”, destacou.